Recarga de celular TIM Vivo Oi Claro

Venda recarga de celular pré pago Tim Claro Vivo Oi

Seja um revendedor ou distribuidor de recarga de celular

Tudo o que você sempre quis saber sobre SPC e Serasa | Maquina de recarga de celular - Blog do irecarga
Maquina Recarga de Celular

Diferença entre SPC e Serasa – Tudo o que você sempre quis saber sobre SPC e Serasa- diferença entre SPC e Serasa

diferença entre SPC e Serasa – Estamos há poucos meses da época do ano em que o brasileiro mais se endivida, o Natal. Nessa data, o consumo é intensamente estimulado, já que os trabalhadores CLT contam com um bônus, o 13º salário. Para piorar a situação, a cultura brasileira segue a tradição da troca de presentes, que aguça a imaginação de todos, principalmente das crianças.

Com a proximidade dessa época de vendas superaquecidas, uma preocupação ganha espaço na vida de consumidores e lojistas: o acesso ao crédito. Afinal, os gastos no período são altos e precedem outras despesas como IPTU, IPVA, férias e compra de material escolar, o que torna praticamente impossível para muitas famílias cobrir todos esses gastos se não puderem contar com o crédito.

Por isso, no nosso artigo de hoje, explicaremos melhor como funciona a restrição ao crédito, o chamado “nome sujo na praça”. Também vamos esclarecer termos como SPC, Serasa e dar dicas para quem deseja manter seu crédito disponível durante o ano todo. Confira!

Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

Quando um cliente deixa de efetuar um pagamento, ele fica sujeito a algumas penalizações. A principal delas é a restrição ao crédito, o que impossibilita a compra parcelada de outros serviços ou produtos. Os estabelecimentos que não receberam os valores podem repassar os dados do cliente inadimplente ao SPC, Serviço de Proteção ao Crédito e à Serasa, Centralização de Serviços dos Bancos S/A (que não é uma sigla).

Vale ressaltar que a Serasa é uma empresa privada criada por bancos e financeiras e o SPC é um órgão de serviço da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL. Ambos cadastram dados de empresas, lojistas e cidadãos e servem de apoio aos seus clientes no combate ao calote.

Consultas serasa e spc

Consulta spc e serasa

Mas de que forma o crédito fica suspenso?

Revenda chip

Para que o cliente tenha seu crédito suspenso, ele precisa estar inadimplente. Segundo a legislação sobre os deveres e diretos do consumidor, a inadimplência só pode ser taxada 15 dias após o vencimento da fatura.

Após esse prazo, o lojista deve comunicar ao seu cliente, por escrito, que existe uma conta em débito. Se ela não for quitada, o estabelecimento pode repassar seus dados cadastrais aos postos do SPC e Serasa, que incluirão esse cliente no banco de inadimplentes. O crédito só é suspenso após esse procedimento.

É importante saber

Não é raro ver casos em que tanto estabelecimentos comerciais quanto clientes inadimplentes sofrem com problemas referentes ao cadastramento e retirada de dados nos serviços do SPC e Serasa. Por isso, é bom saber:

  • 15 dias: esse é o prazo mínimo, após o vencimento da fatura, para que o crédito do cliente seja suspenso. Antes disso é abuso e o cliente pode recorrer judicialmente.
  • 5 anos: nenhum cliente pode ter seu nome sujo e seu crédito suspenso por mais de 5 anos por causa de uma dívida. Se ela não for quitada nesse período, é prescrita, conforme indicam os direitos do consumidor.
  • 5 dias úteis: é o prazo que o lojista tem para informar ao SPC e à Serasa o pagamento da dívida, ou da 1º parcela do acordo, para que seja retirado dos seus cadastros de inadimplente o CPF do cliente. Se o prazo não for respeitado, o cliente pode agir judicialmente.
  • É vetado o cadastro: se houver um processo ativo para a discussão da dívida, o cliente não poderá ter seus dados cadastrados no SPC e Serasa.
  • Notificação obrigatória: tanto Serasa quanto SPC devem notificar, por escrito, que o nome do cliente está em seus cadastros, para que ele possa tomar as providências cabíveis para a recuperação do crédito no mercado.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida sobre o SPC ou Serasa? Compartilhe conosco seus pontos nos comentários!

diferença entre SPC e Serasa

 

Consulta serasa

Consulta serasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página 1 de 11