Como o atendimento online auxilia o varejo?

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Como o atendimento online auxilia o varejo?

Atendimento online – Nos últimos anos temos visto uma notável mudança no método de trabalho dos comerciantes varejistas, é cada vez mais comum observarmos os empresários empenhando-se em ver suas lojas numa versão digital, tendo como objetivo oferecer um atendimento online que atraia mais consumidores para seu negócio.

No artigo de hoje, mostraremos a importância do atendimento online como ferramenta do varejo para otimizar o relacionamento com os clientes e para alavancar as vendas, confira!

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Grande alcance territorial de clientes

Um dos grandes diferenciais do atendimento online é a vantagem de poder estar em contato com o cliente seja lá qual for o lugar em que ele estiver, bastando apenas uma conexão com a internet.

Com uma loja física o empresário geralmente só concorreria com empreendimentos locais e regionais, já com o atendimento virtual surgiria a perspectiva de fechar negócios com pessoas de qualquer lugar do mundo.

Ofertar essa possibilidade de comunicação à distância, seja para formalizar uma compra ou fazer um pós-atendimento, dá mais comodidade ao consumidor, passa-se a sensação de cuidado e atenção que a empresa tem com seus clientes.

Flexibilidade no horário de atendimento online

No atendimento de um negócio varejista, quanto mais horas e número de dias por semana a empresa física funcionar, mais onerosos serão os gastos para mantê-la.

Possuir a modalidade de atendimento online, seja mantendo no ar um site para seu varejo ou oferecendo aos clientes um endereço de e-mail para contato, é a maneira mais prática e econômica de manter sua loja em funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana.

Um site de qualidade ofereceria por si só os produtos e formas de pagamento mais convencionais a qualquer hora do dia. Já para o uso do e-mail, é interessante que o lojista deixe esclarecido de antemão em quanto tempo o cliente teria a resposta do questionamento.

Maior visibilidade da marca

A consequência de não se ter limites territoriais para oferecer seu atendimento é saber que seu negócio varejista estará ao alcance e reconhecimento de milhares de potenciais novos clientes.

Divulgar promoções e propagandas no seu site, por e-mail ou utilizando as mídias digitais é barato e eficiente. No atendimento online não se faz necessário utilizar marketing de alto custo (outdoors, TV e similares), uma boa ideia de investimento para trazer clientes ao seu site é a criação de blogs e de perfis em redes sociais para divulgar seus produtos.

Redução de custos operacionais

Mesmo na atualidade, em que se fala de crise econômica, o e-commerce do varejo tem crescido no Brasil. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a expectativa é que o crescimento do setor seja de 8%, ao contrário do PIB nacional que deve recuar 3,35%.

Esse crescimento, ainda que em tempos de crise, reforça a ideia de que o atendimento online tem sido uma alternativa viável aos empreendedores varejistas que querem expandir sua empresa sem gastar tanto.

No atendimento online não é preciso ter um espaço físico decorado e preparado para receber clientes, pode-se também reduzir o quadro de atendentes, visto que vários atendimentos podem ser monitorados de uma vez só por uma única pessoa, isso sem falar das estratégias de marketing mais baratas, como dissemos acima.

O atendimento online tem deixado de ser um complemento para ser uma das funções básicas no relacionamento com consumidores, invista nessa nossa possibilidade e conquiste ótimos resultados.

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