3 dicas de como aumentar vendas com uma ambientação da loja
Como aumentar vendas , Diversos fatores influenciam na escolha do consumidor e na ambientação da sua loja: cor, luz, cheiro, tamanho, textura e forma são alguns exemplos. Então, seja você dono de uma farmácia ou de uma butique, é sempre importante estar atento à utilização desses itens.
A correta ambientação do seu ponto comercial possui vários benefícios, como aumentar as vendas, atrair e reter a clientela. Uma música ambiente, por exemplo, pode trazer mais alegria e leveza às compras, fazendo com que os consumidores passem horas em sua loja e sequer percebam.
Hoje, vamos te dar algumas dicas de como usar a ambientação para impulsionar seu negócio. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dento do assunto.
1. Sinalize os corredores com placas aéreas
Quer facilitar a vida do seu cliente? Então, atente-se à nossa primeira dica. Muitos compradores possuem uma enorme dificuldade na hora de encontrar os produtos desejados e, quando isso acontece, é provável que eles desistam da compra — e você não quer isso, certo?
Assim, sinalizar de modo correto os corredores é crucial para seu empreendimento. Para isso, é interessante utilizar as placas aéreas em locais bem visíveis e estratégicos. É bastante simples, mas pode fazer uma boa diferença. Essas placas devem segmentar os vários departamentos da sua empresa: higiene pessoal, limpeza, bebidas etc.
2. Utilize cores que estimulem o consumo
Acredito que você já ouviu falar da influência das cores no hábito de consumo, não é mesmo? Hoje, com pesquisas avançadas no campo do Neuromarketing, isso é mais do que comprovado. Estima-se que a cor seja responsável por incríveis 60% da aceitação ou da rejeição de algo.
Desse modo, a cor que você utiliza para compor seu estabelecimento pode ter mais influência do que imagina. Cores quentes, como amarelo, laranja, vermelho e rosa, são utilizadas para refletir paixão, entusiasmo e energia, enquanto cores frias, como verde, azul e roxo, por outro lado, demonstram calma e profissionalismo.
Alguns grandes negócios conseguem estimular o consumismo e o senso de urgência por meio de suas cores predominantes — como é o caso do McDonald’s. Outras conseguem transmitir calma e harmonia — como a Starbucks.
Assim, antes de definir as cores que vão compor seu ambiente, é importante entender seu público-alvo e a imagem que você deseja transmitir a ele.
3. Selecione uma playlist realmente incrível
Outro componente que não pode faltar na ambientação de sua loja é a música. Esse pequeno detalhe também pode fazer uma enorme diferença, contribuindo para aumentar as vendas e fazer com que seus clientes esqueçam que há vida lá fora.
Você sabia que aumentar o volume eleva o consumo de álcool, por exemplo? Esse é o poder da música no hábito de consumo. Sabemos que existem diversos estilos: rock, jazz, clássica, pop, reggae etc., certo? Então, como escolher a musica certa?
Essa escolha deve estar ligada ao estilo da sua loja. Música clássica, por exemplo, é indicada para ambientes mais sofisticados e que vendem produtos com valores mais elevados, de luxo. Por outro lado, o pop e o sertanejo são indicados para compras mais corriqueiras, como roupas, livros e DVDs, por exemplo.
Agora que já sabe como aumentar as vendas utilizando a ambientação, ajude-nos a multiplicar esse conhecimento compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais.
1 comentário
Adorei as explicações. Obrigado