Recarga de celular TIM Vivo Oi Claro

Venda recarga de celular pré pago Tim Claro Vivo Oi

Seja um revendedor ou distribuidor de recarga de celular

Negativar ou protestar os devedores: qual a melhor solução? | Maquina de recarga de celular - Blog do irecarga
Maquina Recarga de Celular

Negativar devedores – Negativar ou protestar os devedores: qual a melhor solução?

negativar devedores – Lidar com a inadimplência é um desafio que deve ser levado a sério por pequenas e médias empresas. Mesmo que cobrar seja uma atividade incômoda, não receber o pagamento pelo produto/serviço prestado acarreta uma série de prejuízos para o seu negócio. Ao negativar devedores, a empresa aumentas as chances de receber o pagamento pendente.

Contudo, nesse momento, muitos empresários ficam em dúvida sobre protestar a dívida ou negativar o cliente inadimplente. É importante conhecer a diferença entre as duas ações para saber, exatamente, qual a medida que melhor atende a situação de seu negócio.

negativar devedores

negativar devedores

Protestar ou negativar devedores?

No momento de levar a dívida adiante, há duas formas legais de “intimar” o inadimplente a quitar os débitos pendentes. Tanto a negativação quanto o protesto têm benefícios e consequências. Veja, a seguir, qual ação é melhor para a sua empresa:

Negativar um devedor

Para negativar um cliente inadimplente, a empresa cadastra o nome dessa pessoa em diversos bancos de dados de órgãos de proteção ao crédito.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa e SCPC são empresas privadas que compartilham informações sobre clientes inadimplentes.

Quando é inserido em um desses bancos de dados, o inadimplente não consegue mais adquirir crédito no mercado, além de sofrer com uma série de outras limitações, como não poder abrir contas em banco e não participar de licitações públicas.

Contudo, o devedor fica registrado nos bancos de dados por, no máximo, 5 anos. Após esse período, o nome do cliente volta a ficar limpo, e o seu crédito no mercado também é liberado.

Protestar um cliente inadimplente

O protesto da dívida é realizado levando o título que comprova a dívida até um cartório e, ao contrário da negativação, o nome do inadimplente fica comprometido até a dívida ser paga. Uma vez protestado, bancos e o comércio têm acesso ao registro, ao fazer consultas para concessão de crédito, liberação de talões de cheques etc.

Revenda chip

Não há necessidade de realizar nenhum pagamento para protestar um título. Quem deve arcar com os custos do procedimento é o devedor, quando fizer o pagamento da dívida.

A grande vantagem do protesto é exatamente o fato de que a dívida fica vinculada ao nome do devedor e só será baixada quando da quitação do débito.

Entretanto, o processo é um pouco mais burocrático. Ao receber um título para protesto, o cartório deve entregar uma intimação no endereço do devedor. Comprovar a entrega é requisito para realizar o procedimento. Se a intimação não puder ser entregue, o cartório precisa publicar um edital, antes de protestar o título.

 

Como saber se o cliente tem o nome comprometido?

A melhor forma de se prevenir e evitar prejuízos é verificar se o cliente possui alguma restrição em seu nome. Assim, é possível vender com mais segurança, pois, caso aquela pessoa possua alguma restrição, o vendedor pode se negar a realizar a venda a crédito, com base nesse argumento.

A forma mais rápida para saber se um cliente possui problemas em seu histórico de compras é por meio da consulta ao Serasa. Em poucos segundos, o empresário pode obter informações sobre o CPF consultado e saber se o cliente possui o nome comprometido.

Protestar e negativar devedores é uma tarefa chata, mas se faz necessária quando a dívida não é paga dentro do prazo. Esse é um recurso que ajuda a proteger o patrimônio da empresa e reduz as consequências negativas da inadimplência.

Você gostou esse texto sobre negativação de devedores? Então, assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mails!

consulta cnpj

CONSULTA cnpj

Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página 1 de 11