Recarga de celular TIM Vivo Oi Claro

Venda recarga de celular pré pago Tim Claro Vivo Oi

Seja um revendedor ou distribuidor de recarga de celular

O que é CDL: Saiba o que é e como funciona a Câmara de Dirigentes Lojistas | Maquina de recarga de celular - Blog do irecarga
Maquina Recarga de Celular

O que é CDL: Saiba o que é e como funciona a Câmara de Dirigentes Lojistas

O que é CDL – Quem possui um comércio sabe que a inadimplência é um dos desafios a serem vencidos. Independentemente do tamanho de sua empresa, contar com o auxílio de órgãos de proteção ao crédito é uma maneira de, se não evitar, minimizar os prejuízos. Nesse cenário, muitos empresários ainda não sabem o que é CDL e quais benefícios a associação pode trazer para a sua loja.

A associação de lojistas tem como objetivo defende

r os comerciantes contra a inadimplência, oferecendo o acesso às informações do Serviço de Proteção ao Crédito e uma série de outros recursos aos seus associados.

Se você deseja saber mais sobre a CDL e como ela pode ajudar a sua empresa, continue lendo e confira o conteúdo a seguir:

O que é CDL e como funciona?

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para proteger, orientar e defender os direitos dos lojistas associados à instituição.

A primeira CDL foi criada no ano de 1955 no Rio de Janeiro com o intuito principal de oferecer prazos mais longos para as vendas realizadas pelas empresas da época. Isso porque, nesse período, os prazos oferecidos eram curtos, os lojistas possuíam pouca cobertura, não tinham garantia e a lucratividade era muito baixa.

Essa necessidade fez com que um grupo de empresários se reunisse para unir esforços e criar um clube que defendesse os interesses dos empresários locais. A ideia principal era encontrar maneiras de vender no crediário (em longo prazo) e utilizar a troca de informações como uma das formas de combater a inadimplência.

Nesse período, nasceu o Cadastro de Proteção de Crédito. Uma rede de informações que continha dados sobre clientes inadimplentes, a que as demais empresas associadas poderiam ter acesso e verificar dados de qualquer consumidor.

Dessa forma, os empresários poderiam vender no crediário, pois contariam com a segurança das informações compartilhadas para saber se aquele cliente, em específico, possuía o nome sujo na praça.

Atualmente, as CDL funcionam em todo país e o principal serviço oferecido pela instituição é a possibilidade do empresário consultar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) sempre que quiser. Contudo, além disso, a associação disponibiliza outros benefícios e vantagens para seus associados.

Como funciona a CDL?

A CDL funciona da seguinte maneira: o lojista pode registrar no sistema todos os clientes inadimplentes. Dessa forma, a associação de lojistas entra em contato com esses consumidores via postal cobrando-lhes a dívida.

Caso o pagamento não seja efetuado em até 10 dias úteis, o nome do inadimplente é adicionado ao SPC. E com isso, o consumidor não terá mais crédito na praça, já que a maioria das empresas e comércios locais conta com as informações do sistema para proteger seus negócios.

Há duas formas de registrar os débitos de sua empresa:

Notificação Simples: nessa categoria, o empresário pode fazer o registro no banco de dados do SPC. Após essa operação, o consumidor recebe uma notificação com as instruções para regularizar sua situação.

Carta Boleto: após a inclusão de seu nome, o inadimplente recebe uma carta boleto em sua residência. Essa é uma das formas mais eficazes de recuperação de crédito oferecidas pela CDL.

Como se associar?

Revenda chip

Para efetuar a sua associação, o empresário deve procurar a CDL de sua cidade para saber quais são os requisitos necessários para realizar a parceria. Geralmente, são oferecidos planos com diferentes tipos de serviços e benefícios. Para manter a sua associação, o lojista deve contribuir com um pagamento mensal de acordo com o plano selecionado no momento da associação.

Para se associar, é necessário que a empresa possua boa reputação, espírito comunitário e de solidariedade com a classe.

Consulta spc online

Consulta spc online

Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

Quando se fala em consultar SPC, muitos lojistas ficam em dúvida e acabam confundindo um serviço de proteção ao crédito com outro, também muito conhecido no mercado.

Basicamente, a diferença entre o SPC e o Serasa é que o primeiro serve, exclusivamente, para colher e compartilhar informações de consumidores do setor do comércio. Já o Serasa oferece um serviço de proteção com informações do Banco Central, por exemplo.

Dessa maneira, é possível que algumas informações cadastradas no SPC não estejam presentes no Serasa. E vice-versa.

Quais são as vantagens em se associar à CDL?

A CDL oferece uma série de vantagens em relação à associação. A primeira grande vantagem (e talvez a principal) é a possibilidade de acessar e incluir consumidores inadimplentes no SPC. Além disso, a associação oferece outros benefícios. Tais como:

Aumento na recuperação de crédito

O envio da cobrança via posta/correios recupera até 55% do crédito nos primeiros 30 dias. A recuperação de crédito fica, em média, em 89% nos 120 dias.

Abrangência nacional

Mesmo que o inadimplente se mude para outra cidade ou estado, ele ainda poderá ser notificado pela CDL.

Custo e conveniência

A utilização do SPC é muito mais barata e cômoda do que a ida a um cartório para protestar dívidas.

Aumento na rentabilidade de seu negócio

Além do acesso às informações do serviço de proteção ao crédito, a associação oferece apoio na gestão de seu negócio, o que contribui para o aumento de competitividade e rentabilidade. Ainda é possível receber dicas e orientações para melhorar a experiência de compra do cliente, visando maximizar os resultados do negócio.

Esses dados estão de acordo com as informações divulgadas pela própria CDL, levando em consideração o banco de dados do SPC.

Quais são as principais responsabilidades com os associados?

O CDL possui um número de responsabilidades com os associados, conforme descrito em seu estatuto. Entre as principais, podemos citar: proteger, orientar, amparar e coligar os associados em todo território nacional. Em resumo, a entidade atua em função dos interesses comerciais, sociais e políticos de todos os lojistas associados.

Contar com a possibilidade de consultar o SPC, assim como de inserir o nome de inadimplentes no sistema, são os principais benefícios oferecidos pela CDL. É uma excelente forma de otimizar a segurança nas vendas realizadas e aumentar o número de crédito recuperado.

E você, entendeu o que é CDL? Tem interesse em se associar ou gostaria de compartilhar uma experiência? Deixe um comentário agora mesmo e participe da conversa!

 

maquina de recarga de celular

maquina de recarga de celular

Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página 1 de 11